Conheça nossos exames!



Micologia Clínica Dermatológica

Exames (de micoses, populares impetigos, cobreira, frieiras, impinge, caspa e ceborreia) micologicos diferenciais, micologia direta,  exame cultural e teste de sensibilidade a antifúngicos (tratamento das micoses). São auxiliares diagnóstico de infecções que atingem predominantemente a pele, unhas e cabelos, causam inflamação, descamações e queda da pele, pelos e unhas.

Exame:   pesquisa direta 4 diuas úteis, e cultura de 7 a 30 dias com teste de sensibilidade conforme desenvolvimento cultural.

A análise engloba sempre o exame direto e a cultura, sendo facultada recolheita sem custos a critério médico.

Amostras (estruturas queratinizadas em geral)

Unhas;

Escamas de Pele (plantar, tronco, face e outros);

Couro cabeludo , fio de cabelo, barba;

 

Exames realizados:

Pesquisa direta de fungos ou exame micológico direto (EMD).

Cultural para fungos ou exame micológico cultural;

Pesquisa de Demodex folliculorum ou Demodicidose;

Pesquis de Malassezia sp. ou Ptiriase versicolor;

Pesquisa de Corinebacterium minutissimum ou pesquisa de e Eritrasma;

Pesquisa de Sarcoptes escabiei ou escabiose;

Pesquisa de Tzank para Herpes Zoster.

Recomendações:

 Não cortar as unhas nem usar esmalte;

Suspender a medicação de antifúngicos orais 15 dias antes e 7dias para cremes e pomadas externas, salvo orientação médica.

Em caso de exames na pele não utilizar cremes, loções, pós e maquiagens.

Teste de sensibilidade a antifúngicos (in vitro) só é realizada a partir de secreções e flúidos, especificamente Candida e Criptococcus.

Material Informativo:

    

                                                   Micologia clínica  

As infecções fúngicas possuem uma característica peculiar: ser diagnostico diferencial de outras patologias, as micoses são divididas em: superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. 

Micoses superficiais: invade a camada externa da pele ou haste livre dos pelos, as lesões são manchas pigmentares na pele (Ptiriase versicolor por Malassezia sp.) ou ainda nas palmas e ou plantas (Tinea nigra  por E. wernecki) e nos pelos nódulos (Piedra branca por T. beigeli ou  P. hortae).       

Micoses cutâneas: ocorre a invasão da camada córnea da pele, em toda sua espessura, tem-se lesões inflamatórias na pele, lesão tonsurante dos pelos, destruição da unha. As doenças são as Dermatofitoses (dermatofitos), Candidoses (Candida sp.) e Dermatomicoses ( não-dermatofitos).  As dermatofitoses, também são conhecidas como Tineas: Capidis, Barbae,  Corporis, Cruris, Pedis e Unguium. 

Micoses subcutâneas: ocorre a implantação no tecido de propágulos fúngicos por trauma, formando uma tumefação solida ou granulomatosa com micro abscessos (Esporotricose ). 

Micoses sistêmicas: tem-se a inalação do fungo patogênico dimórfico, onde o mesmo forma lesão primaria pulmonar podendo disseminar por via hematogênica (Histoplasmose e Paracoccidioidomicose). 

Micoses oportunistas: são causadas por fungos que em condições normais não induzem a doença, mas quando o hospedeiro esta imuno-deprimido, podem torna-se patogênicos ocasionando micose e podem afetar qualquer órgão ou todo o organismo (Criptococose, Otomicose, entre outras). 

Além das micoses existem 4 outras patologias, que pesquisamos em nossa rotina laboratorial, as quais também necessitam grande atenção diagnostica do clinico e do analista, são elas:  

Eritrasma: infecção das camadas superiores da pele, pelo Corynebacterium minutissimum, afeta adultos, formando manchas rosadas irregulares nas áreas de contato da pele.   

Demodicidose: O Demodex folliculorum, parasita, encontrado nos folículos pilosos da face, que em condições favoráveis associado à baixa imunidade do hospedeiro produzindo a Demodicidose. 

Escabiose: o acaro Sarcopdes scabiei, parasita a pele formando vesículas, pápulas ou pequenos sulcos onde ficam os ovos, geralmente as lesões são nos interdígitos, punhos, axilas, interglúteo, peri-umbilical , palmas, plantas e couro cabeludo. 

Herpes zoster: doença reativada do vírus da varicela em latência, afeta adultos e pacientes com baixa imunidade. Não determinada por fungos, porém viral, é visualizada por alterações celulares. Macroscopicamente apresentam-se como erupções disseminadas na região toráxica.

Sendo assim o sucesso terapêutico pode ser comprometido por uma analise micológica de baixa qualidade técnica. Com esta preocupação, nosso serviço de micologia clínica dermatológica, visa a qualidade diagnóstica para o sucesso terapêutico, procuramos garantir credibilidade e segurança ao profissional médico e ao paciente, desde nossa coleta especializada até o diagnóstico final, tudo realizado por profissional especialista e experiente em Micologia clínica.

 

Mais sobre a técnica e confiabilidade do tipo de exame: http://hdl.handle.net/10183/11501

Mais informações e  Atlas de fungos  no site: micologia.com.br  da Dra. Rossana Sette de Melo Rêgo, médica, especialista em micologia (UFPE).

 

 

 

Atualização: Jejum para exames de sangue no Brasil não será mais obrigatório, segundo estudo, com o fim, de não mascarar pacientes que possam ter coleterol não-HDL, elevado. A partir de 2017 será normatizado, pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, sendo obrigatória também nos laudos. A fim de parametrizar o Hermes e Moresco Medicina Laboratorial a partir do dia 17/10/2016 passa a informar esse dado no exame de triglicerideos em seus laudos. Em caso de dosagens acima de 400mg/dL está indicada coleta com a observação de jejum.

Dicas de jejum: com 12 horas de jejum praticamente todos exames laboratoriais podem ser realizados. Não exceda 14 horas.

Jejum para Lactente: aconselha-se o tempo máximo antes da próxima amamentação, este seria o jejum ideal para bebês.

Não é necessário jejum: para exames como hormônios da tireóide T3, T4, TSH ou HCG; imunoglobulinas de alergias ( IgE e IgE específicos como poeira, ácaro, camarão, insetos, derivados do leite, proteínas de soja entre diversos outros); exames do perfil de diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como HIV (Aids), Hepatites B e Hepatite C, Sífilis (Teste de VDRL,LUES), Clamídeas; metabólitos como Ácido Úrico, Creatinina, Ureia, Sódio , Potássio, Hemograma e outros. Nestas situações espera-se até 3 horas para que, caso algum alimento presente na corrente sanguínea seja metabolizado e não interfira nos exames.

Jejum de 12 horas: para o perfil lipídico, em que incluem-se exames como Colesterol, Colesterol LDL, Colesterol HDL, Glicose e Triglicerídeos. Deve-se observar obrigatoriamente jejum de 12 horas, abstinência alcoólica e esforço físico exagerado. Excessos alimentares, como os realizados aos domingos, devem ser evitados pois comprovadamente alteram a condição normal e consequentemente, não serão bons parâmetros para quem pretende realizar o controle.

Exames de urina: não é obrigatório ser a primeira urina da manhã, só realize desta forma caso seu médico indique expressamente. Despreze o primeiro jato e colete a urina até preenche o frasco 2cm abaixo da tampa.

Exames Urgentes: em até uma hora realizamos EQU ehemograma e creatinina.

Exame de Fezes: para pesquisa de parasitas aconselha-se uma coleta diária por três dias seguidos, ou então intercalados. Este procedimento visa conseguir identificar ovos, larvas ou cistos de parasitas que nem sempre expelem ovos todos os dias. Amostra pode ser armazenada na geladeira até que seja obtida a última coleta, então encaminhada ao laboratório.

Caso estas informações não sejam suficientes ligue para o Hermes e Moresco Medicina Laboratorial em qualquer das unidades, diga quais exames deseja realizar e informaremos a condição exata específica para a sua requisição.

Esperamos ter ajudado, ressaltamos que, no nosso Laboratório sua coleta será realizada imediatamente. Tempo de espera 10 minutos.
Cartão de Crédito
Aceitamos pagamentos nos seguintes cartões: Elo, Visa, MasterCard, BanriCard e Verde Card.
Em dinheiro
Pagamentos à vista podem ser feitos em dinheiro.
Planos de Saúde
Atendemos os seguintes planos de saúde: IPE e Unimed.
SUS
Atendemos pelo SUS em dia de marcação de exames.
Peça um orçamento
pelo WhatsApp!