NIPT ou NIFTY(Panorama ou Harmony)
Após décadas de estudos científicos envolvendo testes pré-natais não invasivos baseados na detecção de ácidos nucléicos (DNA), surge agora um novo exame com capacidade de avaliar a saúde do bebê no início da gestação. Este teste molecular utiliza células livres do DNA fetal que circulam no sangue materno. Para a realização do exame coleta-se o sangue periférico da mãe, sendo, portanto, menos invasivo e mais acurado que a amniocentese e o vilo corial. A coleta pode ser realizada a partir da 9ª semana de gestação. A metodologia utilizada, o seqüenciamento de nova geração (Next Generation Sequencing), é mais sensível, específico e informativo do que os demais métodos.
Os resultados obtidos são expressos como uma estimativa de risco fetal para as aneuploudias: Síndrome de Down (Trissomia do cromossomo 21), Síndrome de Patau (Trissomia do cromossomo 13), Síndrome de Edwards (Trissomia do cromossomo 18), Síndrome de Klinefelter e Monossomia do X. Uma vez que utiliza o DNA fetal presente no plasma materno, o exame pode ainda fornecer informações sobre a sexagem fetal.
Um resultado negativo trará tranquilidade ao casal por saber, com muita antecedência, que o bebê não terá estas síndromes cromossômicas. Por outro lado, se o resultado for positivo, os pais não serão surpreendidos no dia do parto, com o nascimento de um filho com doenças cromossômicas. Poderão se preparar, informar-se sobre a doença e criar um ambiente ideal para receber a criança.
O exame foi validado para gestações únicas de alto risco para trissomias dos cromossomos 13, 18, 21, X e Y. Qualquer gestante pode solicitar este exame, sendo indicado principalmente nas seguintes situações: idade materna avançada, alterações de outros marcadores no sangue materno, história pessoal ou familiar de aneuploidia, ultrassom anormal, desejo do casal que se preocupa com estas doenças.
Prazo de entrega 20 dias uteis para entrega do exame.
Atualização: Jejum para exames de sangue no Brasil não será mais obrigatório, segundo estudo, com o fim, de não mascarar pacientes que possam ter coleterol não-HDL, elevado. A partir de 2017 será normatizado, pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, sendo obrigatória também nos laudos. A fim de parametrizar o Hermes e Moresco Medicina Laboratorial a partir do dia 17/10/2016 passa a informar esse dado no exame de triglicerideos em seus laudos. Em caso de dosagens acima de 400mg/dL está indicada coleta com a observação de jejum.
Dicas de jejum: com 12 horas de jejum praticamente todos exames laboratoriais podem ser realizados. Não exceda 14 horas.
Jejum para Lactente: aconselha-se o tempo máximo antes da próxima amamentação, este seria o jejum ideal para bebês.
Não é necessário jejum: para exames como hormônios da tireóide T3, T4, TSH ou HCG; imunoglobulinas de alergias ( IgE e IgE específicos como poeira, ácaro, camarão, insetos, derivados do leite, proteínas de soja entre diversos outros); exames do perfil de diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como HIV (Aids), Hepatites B e Hepatite C, Sífilis (Teste de VDRL,LUES), Clamídeas; metabólitos como Ácido Úrico, Creatinina, Ureia, Sódio , Potássio, Hemograma e outros. Nestas situações espera-se até 3 horas para que, caso algum alimento presente na corrente sanguínea seja metabolizado e não interfira nos exames.
Jejum de 12 horas: para o perfil lipídico, em que incluem-se exames como Colesterol, Colesterol LDL, Colesterol HDL, Glicose e Triglicerídeos. Deve-se observar obrigatoriamente jejum de 12 horas, abstinência alcoólica e esforço físico exagerado. Excessos alimentares, como os realizados aos domingos, devem ser evitados pois comprovadamente alteram a condição normal e consequentemente, não serão bons parâmetros para quem pretende realizar o controle.
Exames de urina: não é obrigatório ser a primeira urina da manhã, só realize desta forma caso seu médico indique expressamente. Despreze o primeiro jato e colete a urina até preenche o frasco 2cm abaixo da tampa.
Exames Urgentes: em até uma hora realizamos EQU ehemograma e creatinina.
Exame de Fezes: para pesquisa de parasitas aconselha-se uma coleta diária por três dias seguidos, ou então intercalados. Este procedimento visa conseguir identificar ovos, larvas ou cistos de parasitas que nem sempre expelem ovos todos os dias. Amostra pode ser armazenada na geladeira até que seja obtida a última coleta, então encaminhada ao laboratório.
Caso estas informações não sejam suficientes ligue para o Hermes e Moresco Medicina Laboratorial em qualquer das unidades, diga quais exames deseja realizar e informaremos a condição exata específica para a sua requisição.
Esperamos ter ajudado, ressaltamos que, no nosso Laboratório sua coleta será realizada imediatamente. Tempo de espera 10 minutos.
Aceitamos pagamentos nos seguintes cartões: Elo, Visa, MasterCard, BanriCard e Verde Card.
Pagamentos à vista podem ser feitos em dinheiro.
Atendemos os seguintes planos de saúde: IPE e Unimed.
Atendemos pelo SUS em dia de marcação de exames.