Conheça nossos exames!



PSA Câncer de Próstata

Auxilia o diagnóstico do câncer de próstata, homens a partir de 35 anos já podem realizar, pois quanto mais cedo e precocemente detectadas alterações maiores as possibilidades de tratamento. Existem aumentos benignos do PSA.
Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas. Preparo: para realizar a dosagem, o cliente precisa atender às seguintes condições:

-- não ter ejaculado nas últimas 48 horas;
-- não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;
-- não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;
-- não ter praticado equitação nos últimos dois dias;
-- não ter usado supositório nos últimos três dias;
-- não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias;
-- não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;
-- não ter realizado ultra-sonografia transretal nos últimos sete dias;
-- não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
-- não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
-- não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

- Obs.: no caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário.

Interpretação:
Uso: diagnóstico e monitoramento de tratamento farmacológico e/ou cirúrgico de patologias prostáticas (câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e prostatites); teste de triagem para detecção precoce de câncer de próstata.
O PSA é uma proteína seminal com funções enzimáticas, produzido pela próstata, glândulas periuretrais e periretal. Embora presente em altas concentrações em fluidos seminais, o PSA está presente em concentrações muito baixas na circulação do homem saudável.
Fisiologicamente, a maioria do PSA presente na circulação está ligado à antiquimotripsina (ACT) e alfa-2-macroglobulina, inibidores das serina-proteases; somente uma pequena fração de PSA encontra-se livre na forma circulante. Esta condição de associação a outras proteínas provavelmente contribui com a meia vida elevada do composto na circulação (2 a 3 dias).
O PSA, devido à sua produção fisiológica muito particularmente associada à próstata, é utilizado como molécula marcadora de volume prostático, uma vez que suas concentrações tendem a refletir o volume do órgão. A associação do uso do PSA rotineiramente e do toque retal está contribuindo para o estabelecimento de diagnóstico de HPB (Hiperplasia Benigna da Próstata) e câncer de próstata precocemente, o que facilita o tratamento e confere índices de sobrevivência progressivamente melhores aos indivíduos afetados. Indivíduos com PSA alterado devem ser investigados com ultra-sonografia transretal, biópsia e outros métodos, conforme indicação clínica. Até recentemente, o ponto de corte para homens normais era de 0,0 a 4,0 ng/mL. Valores acima deste patamar deveriam ser investigados, podendo tipicamente representar HPB, câncer de próstata ou prostatites agudas (geralmente acompanhadas de sintomas clínicos típicos e perceptíveis).
A diferenciação de patologias é, desta forma importante. São utilizadas várias estratégias diferenciais, posto que o tratamento é diverso em cada caso. O uso da determinação de percentual de PSA livre e biópsia prostática é a mais freqüente.
Valores superiores a 10 ng/mL são mais freqüentemente associados a câncer de próstata, embora outras causas (especialmente prostatites) possam ocorrer.
A determinação do PSA isoladamente não possui índices de especificidade e sensibilidade que permitam a utilização do teste isoladamente como marcador de câncer de próstata. Valores considerados normais podem ser encontrados em pacientes com câncer de próstata (até 20%) e valores considerados aumentados podem não estar associados a câncer. Portanto, é mais útil a associação de dados do PSA com outros marcadores para o estabelecimento dos diagnósticos (ultra-som transretal, toque retal, biópsia prostática, avaliação clínica, associação de dados - PSA velocidade, que marca a variação de PSA em dosagens seriadas ou PSA densidade, que associa o valor do PSA ao volume da próstata no USTR). Discute-se atualmente o estreitamento da faixa de normalidade em função da idade ,no entanto o uso desta tabela é controverso e os médicos em geral (urologistas) preferem os valores de referência para todas as idades.
Abaixo a tabela por idade , usada por alguns profissionais :

< 40 anos < 2.5 ng/mL
40 a 50 anos 0-2.5 ng/mL
51 a 60 anos 0-3.5 ng/mL
61 a 70 anos 0-4.5 ng/mL
> 70 anos 0-6.5 ng/mL

sensibilidade analítica: 0,002 ng/mL

Bibliografia:
Caplan A, Kratz A. Prostate-specific antigen and the early diagnosis of prostate cancer. Am J Clin Pathol. 2002;117(Suppl 1):S104-S108
Dew T, Coker C, Saadeh F, et al. Influence of investigative and operative procedures on serum prostate-specific antigen concentration. Ann Clin Biochem. 1999;36(Pt3):340-346

Atualização: Jejum para exames de sangue no Brasil não será mais obrigatório, segundo estudo, com o fim, de não mascarar pacientes que possam ter coleterol não-HDL, elevado. A partir de 2017 será normatizado, pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, sendo obrigatória também nos laudos. A fim de parametrizar o Hermes e Moresco Medicina Laboratorial a partir do dia 17/10/2016 passa a informar esse dado no exame de triglicerideos em seus laudos. Em caso de dosagens acima de 400mg/dL está indicada coleta com a observação de jejum.

Dicas de jejum: com 12 horas de jejum praticamente todos exames laboratoriais podem ser realizados. Não exceda 14 horas.

Jejum para Lactente: aconselha-se o tempo máximo antes da próxima amamentação, este seria o jejum ideal para bebês.

Não é necessário jejum: para exames como hormônios da tireóide T3, T4, TSH ou HCG; imunoglobulinas de alergias ( IgE e IgE específicos como poeira, ácaro, camarão, insetos, derivados do leite, proteínas de soja entre diversos outros); exames do perfil de diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como HIV (Aids), Hepatites B e Hepatite C, Sífilis (Teste de VDRL,LUES), Clamídeas; metabólitos como Ácido Úrico, Creatinina, Ureia, Sódio , Potássio, Hemograma e outros. Nestas situações espera-se até 3 horas para que, caso algum alimento presente na corrente sanguínea seja metabolizado e não interfira nos exames.

Jejum de 12 horas: para o perfil lipídico, em que incluem-se exames como Colesterol, Colesterol LDL, Colesterol HDL, Glicose e Triglicerídeos. Deve-se observar obrigatoriamente jejum de 12 horas, abstinência alcoólica e esforço físico exagerado. Excessos alimentares, como os realizados aos domingos, devem ser evitados pois comprovadamente alteram a condição normal e consequentemente, não serão bons parâmetros para quem pretende realizar o controle.

Exames de urina: não é obrigatório ser a primeira urina da manhã, só realize desta forma caso seu médico indique expressamente. Despreze o primeiro jato e colete a urina até preenche o frasco 2cm abaixo da tampa.

Exames Urgentes: em até uma hora realizamos EQU ehemograma e creatinina.

Exame de Fezes: para pesquisa de parasitas aconselha-se uma coleta diária por três dias seguidos, ou então intercalados. Este procedimento visa conseguir identificar ovos, larvas ou cistos de parasitas que nem sempre expelem ovos todos os dias. Amostra pode ser armazenada na geladeira até que seja obtida a última coleta, então encaminhada ao laboratório.

Caso estas informações não sejam suficientes ligue para o Hermes e Moresco Medicina Laboratorial em qualquer das unidades, diga quais exames deseja realizar e informaremos a condição exata específica para a sua requisição.

Esperamos ter ajudado, ressaltamos que, no nosso Laboratório sua coleta será realizada imediatamente. Tempo de espera 10 minutos.
Cartão de Crédito
Aceitamos pagamentos nos seguintes cartões: Elo, Visa, MasterCard, BanriCard e Verde Card.
Em dinheiro
Pagamentos à vista podem ser feitos em dinheiro.
Planos de Saúde
Atendemos os seguintes planos de saúde: IPE e Unimed.
SUS
Atendemos pelo SUS em dia de marcação de exames.
Peça um orçamento
pelo WhatsApp!